A torriense Rita Severino apresentou no passado dia 24 de maio o seu livro «As rupturas conjugais e as responsabilidades parentais - mediação familiar em Portugal». A sessão teve lugar em Torres Vedras, no auditório municipal. A obra, editada pela Universidade Católica Portuguesa em 2010, resulta de uma investigação na área da Psicologia, que serviu para a autora concluir a sua tese de mestrado.
Na apresentação, a vereadora da Câmara Municipal, Ana Umbelino, explicou que a autarquia está sempre interessada em divulgar obras que ajudem a divulgar trabalhos de investigação. Neste caso, o tema é particularmente interessante, na medida em que é mais um contributo para ajudar a encarar a problemática das crianças em risco e a perceber a melhor forma de lidar com as famílias. Para Anabela Antunes, responsável editorial da Universidade Católica, a decisão de publicar o livro não foi difícil,até porque foi a primeira tese no âmbito das Ciências da Família editada por aquela entidade.
A professora Maria Teresa Ribeiro, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, orientadora da tese de mestrado de Rita Severino, mostrou-se satisfeita pelo interesse em divulgar a publicação de uma investigação académica. Esta é uma das primeiras teses no âmbito das Ciências da Família a ser concluída em Portugal e é dos poucos livros que falam de mães e filhos que estiveram em mediação. Aliás, a professora universitária confessou mesmo que vários outros alunos tentaram ter acesso à base de dados da mediação familiar, mas apenas Rita Severino o conseguiu, daí a importância do trabalho. Maria Teresa Ribeiro sublinhou que o livro aborda três dimensões. Em primeiro lugar a teórica, na qual a autora fundamenta a sua investigação com um estudo sobre a história do divórcio em Portugal. Em segundo lugar a metodologia, onde se nota um equilíbrio entre a análise quantitativa e a qualitativa, com o recurso a entrevistas semi-estruturadas. Por último, a dimensão pragmática, através de uma análise articulada com a fundamentação teórica do trabalho, onde propõe um acompanhamento da família no período pós-acordo e no maior interesse das crianças. " A Rita não realizou uma tese só para completar um mestrado, apresenta dados novos e fornece muitas pistas para entender melhor este problema", disse Maria Teresa Ribeiro no final da sua intervenção.
Rita Severino é licenciada em Serviço Social pelo Instituito Superior de Serviço Social de Lisboa. Desenvolveu a sua atividade em IPSS com idosos entre 2003 e 2011; foi técnica na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Torres Vedras entre 2009 e 2011; mediadora familiar e atualmente é assitente social na Associação para o Planeanento Familiar, na delegação de Lisboa.
O seu livro procura analisar a situação relativa às responsabilidades parentais, no âmbito da intervenção do Sistema de Mediação Familiar, a nível nacional, de julho de 2007 a abril de 2009. Foram consultados todos os processos, num total de 59, em que os casais procuraram o sistema para definir o exercício das responsabilidades parentais e chegaram a acordo. Procurou-se ainda, através de entrevistas a peritos, aprofundar os conceitos relativos ao superior interesse da criança e ao exercício das responsabilidades parentais.
Sem comentários:
Enviar um comentário